Duda's - O porquê do nome
Eu queria muito fazer uma postagem pra estrear o blog, mas uma resenha de cara me parecia muita responsabilidade — como escolher um livro pra ser o primeiro resenhado? Então pensei em fazer uma postagem falando sobre a origem da loja, os valores... mas já tem isso na aba "sobre" e eu não queria ser repetitiva logo no início. A ideia dessa postagem veio com a vivência na loja durante a semana passada, na conversa com duas clientes diferentes que queriam saber a origem do nome da loja.
Acontece que quando algum cliente me pergunta "Qual seu nome?" eu ainda respondo "Thaís" e normalmente a pessoa me encara e olha pra alguma coisa com o logo escrito "Duda's" e fica sem entender (ooops huahuahuhua). Nesse momento eu explico que é "Thaís Eduarda" e muitos ficam satisfeitos, mas a verdade é quem tem mais por trás dessa escolha.
Calma, vou tentar explicar de uma forma simples: em 23 de junho de 1991, eu nasci. Uma canceriana, como fica bem claro nessa postagem, podem reparar. Meus pais me deram o nome de Thaís Eduarda de Cerqueira, sendo "Eduarda" uma homenagem ao meu tio e padrinho, irmão mais novo do meu pai, que também tem "Eduardo" como nome composto. Até ai você está acompanhando, né?! Depois de 4 anos e 5 meses nasce a minha irmã, Patrícia.
Acontece que na minha cabeça de criança (tá, confesso, até hoje) não fazia sentido nenhum ela se chamar Patrícia blablablablabla, afinal, ela era minha irmã e nós precisávamos ter o mesmo nome. Meus pais, é claro, concordaram e, assim, em 23 de novembro de 1995 — mas a questão da data pode ser contada em outro momento pra não dar um nó ainda maior na cabeça de vocês; nasceu a Pati, que só tem o primeiro nome diferente do meu.
Já acharam legal? Espera só mais um pouquinho. Dez anos após o nascimento da minha irmã, meu tio e padrinho teve um filho, que também tem nome composto, sendo o segundo "Eduardo", é óbvio. E cinco anos depois disso, nasceu o segundo filho dele e ai vocês já conseguiram adivinhar que ele também leva o nome da família (acho justo considerar assim). Claro que meus filhos gatos também carregam essa tradição, o Logan Eduardo e o Dexter Eduardo (meus bebês são lindos, gente!).
Desde muito nova eu já gostava bastante desse nome e quando pensei em abrir um negócio eu sabia que seria Duda's. Acabou sendo uma locadora de início e hoje já é um mix com livraria, meu sonho primário, mas acho que isso também pode ficar pra uma outra postagem. Uma das clientes me perguntou se eu sabia o que significa o nome "Eduarda" e eu não sabia, mas pesquisei e deixo aqui pra vocês: "Tem origem no nome germânico Hadaward, junção dos elementos ead, que significa “riqueza ou bens”, e ward, que significa “guardião ou protetor”, da qual resulta “guardiã ou protetora de riquezas ou de bens”." (Fonte: Dicionário de nomes próprios).
Espero que vocês tenham gostado, eu amo essa história e amo como ela é cheia de significados. Eu inclusive gosto mais do que do meu sobrenome, adorei saber o significado e estou bem feliz desse ser o primeiro post do blog. Claro que vai ter resenha de livros por aqui, mas de vez em quando eu posso vir contar alguma coisa assim? Achei bem menos intimidador do que postar nas redes sociais.
Um beijo, até breve.
Comments